Igreja, espiritualidade e cultura
19-07-2011 19:33
“Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que esta nos céus.”(Mateus 5:13-16).
Os versículos acima expressam uma espiritualidade voltada para um mundo exterior: “Vós sois o sal da terra e a luz do mundo.” Todavia ela também é transcendente, porque se dá através de obras que glorificam a Deus: “...para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que esta nos céus.” Desta forma a espiritualidade cristã não pode estar alienada das realidades culturais, simplesmente porque o reino de Deus deve invadir, permear e influenciar todas as áreas da cultura. Esta proposta, todavia, esbarra em dissociações e incompreensões da natureza do reino de Deus e do evangelho.
1. Dissociação entre o evangelho do reino e a obra salvífica de Jesus Cristo
Evangelho significa “boas novas.” No contexto dos evangelhos sinóticos refere-se a uma nova ordem a ser inaugurada: “Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo esta cumprido, e o reino de Deus, esta próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.” (Mc 1:14-15). Fica claro aqui, que o evangelho diz respeito à chegada do reino de Deus na pessoa de Jesus Cristo.
A experiência de salvação ocorre com a mudança de estado e posição espiritual relacionada a entrada no reino de Deus: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.” A redenção, portanto está relacionada à pessoa de Jesus Cristo, Sua obra e Seu reino.
Quando abdicamos do reino e enfocamos apenas a redenção, a evangelização e o discipulado passam apenas a tratar da salvação de almas e ensino de doutrinas, não comprometendo as pessoas com a espiritualidade integral, como é entendida na palavra hebraica que traduz Shalon = paz. (Indica um relacionamento reconciliado com Deus, consigo mesmo, com o semelhante e com a natureza). Isso corresponde a um estilo de vida em plena harmonia com a totalidade da vida (epiritual e terrenal).
Por este angulo precisamos refletir nossa soteriologia (doutrina da salvação), associando-a ao reino de Deus, para deste modo termos uma eclesiologia (doutrina da igreja), consistente com a missão integral da igreja e uma escatologia (doutrina das últimas coisas), relacionada com a presença atual e futura do reino de Deus através da pessoa e obra de Jesus Cristo.
2. Dissociação entre forma e essência
Tópico: Igreja, espiritualidade e cultura
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